O marketing para clínicas é imprescindível para médicos que têm o objetivo de mostrar aos pacientes em potencial o valor e os benefícios dos serviços e tratamentos oferecidos. Quando as estratégias são utilizadas com sabedoria, as vendas são otimizadas e o esforço é reduzido.
Na área médica, principalmente, a comunicação precisa ultrapassar a barreira técnica. O profissional que se destaca é aquele que sabe humanizar e se conectar com o paciente, afinal, a pessoa que busca por um serviço está procurando assistência em um momento de fragilidade.
Nesse artigo, mostraremos como funciona o marketing médico e como você pode utilizá-lo para chegar até o público que deseja.
A palavra funil não é usada à toa: essa ferramenta retrata um modelo estratégico separado por estágios, estruturado para evidenciar um processo em que o paciente passa até chegar à você. A seguir, você vai entender quais são as etapas e como você pode atuar estrategicamente em cada uma delas:
Hoje em dia, quando um paciente tem uma dor ou suspeita de algum problema, sua primeira atitude é procurar por informação. É o momento em que ele pesquisa no Google ou no Instagram, por exemplo, e justamente por isso é tão importante que você tenha presença em ambos os canais.
Caso você tenha despertado o interesse do paciente e ele tenha clicado no seu material, é essa a hora em que você vai entregar a informação que esse paciente em potencial veio buscar.
Seja no canal offline ou online, o paciente em potencial vai analisar as suas opções, mesmo que já tenha decidido que é este caminho que ela vai seguir. No caso das mídias sociais, por exemplo, ela vai consumir conteúdos diversos, enquanto no mundo offline poderia fazer ligações para várias clínicas ou pedir indicações.
Essa é a etapa em que o paciente decide solucionar o problema com a sua ajuda, seja marcando uma consulta ou aderindo ao protocolo de tratamento. O seu papel nesse estágio é crucial, pois é você o especialista capaz de mostrá-lo qual é o melhor caminho a seguir.
Você deve estar se perguntando em que, especificamente, você deve investir para efetivamente colher os frutos do marketing. O ideal é, na verdade, mesclar o mundo digital com o offline, pois assim você chegará ao maior número de pessoas possível.
O Inbound Marketing é uma forma de publicidade em que a clínica utiliza estratégias para atrair de maneira inteligente e assertiva. Veja só:
A sigla SEO significa Search Engine Optimization. Esse conjunto de técnicas utiliza o rastreio do que está sendo procurado com maior frequência e volume nos mecanismos de busca online, para, assim, colocar o seu site em um bom posicionamento.
Quando você trabalha com esse recurso, um paciente terá maior facilidade em encontrá-lo quando pesquisar sobre a sua dor no Google, por exemplo. Ainda assim, é importante mencionar que o conteúdo é soberano, portanto, o texto precisa estar claro, coeso e humanizado.
Por meio dessa estratégia é possível filtrar os pacientes de acordo com os seus interesses para fazer com que o seu anúncio chegue aos reais potenciais pacientes de uma maneira tão estratégica que é possível falar diretamente com a pessoa que acessa.
O e-mail marketing é uma estratégia de comunicação dirigida. Ela pode ser utilizada para mostrar aos pacientes a importância de dar continuidade aos seus tratamentos ou até mesmo para melhorar o relacionamento entre a clínica e o paciente, que se baseia no envio de e-mails de uma empresa para seus clientes e leads.
A parte mais importante que você deve entender na hora de investir em uma comunicação neste veículo é que a revista nunca deve ser escolhida pela tiragem, mas sim pelo seu público alvo. Esse canal é ótimo para gerar credibilidade e alcance de nicho, mas não é indicado para campanhas sazonais, devido à vida longa em salões e salas de espera, por exemplo.
A assessoria de imprensa é o braço da comunicação que mantém o relacionamento de qualquer tipo de organização com a imprensa através da produção de conteúdos editoriais que, por um lado, auxiliam o jornalista a cobrir um setor e, por outro, têm impacto na sociedade. Assim como a revista, é ótimo para gerar credibilidade, mas tem um custo mais elevado.
A Seven Gestão foi fundada por Silvane Castro, Gestora com mais de 15 anos de experiência na área da saúde. Entre os nossos serviços, estão treinamentos especializados e consultoria individualizada, todos com foco em estratégia de crescimento dos resultados da sua clínica.
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