X

Como podemos ajudar
seu consultório ou clínica?

Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
X

Como podemos ajudar
seu consultório ou clínica?

Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
X

Como podemos ajudar
seu consultório ou clínica?

Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
Sim Não
SEVEN Consultoria | Marketing | Software

blog seven

Desafios mais comuns na gestão de uma clínica médica

Software | 07 de ago, 2018

A administração de uma clínica médica não é uma tarefa fácil. Afinal, trabalhar e gerir um local que preza, zela e atua tendo como um dos principais objetivos proporcionar a saúde para as pessoas é algo desafiador. O local precisa estar perfeito, tanto com a presença do seu quadro clínico, quanto no funcionamento de equipamentos e materiais que colaborem para um diagnóstico preciso.

Cada clínica tem suas particularidades, mas a necessidade de ter recursos disponíveis de forma rápida e segura é algo em comum entre elas. O médico que é também o gestor de uma clínica, acaba precisando ultrapassar a linha de conhecimentos médicos e se munir de ferramentas e instrumentos que auxiliem na gestão do local.

Dentre as diversas necessidades diárias e pontos aos quais um gestor de uma clínica precisará estar atento, podemos destacar:

1 – Missão e valores do local

Seja uma clínica ou um hospital, ela precisa ter seus valores bem definidos. Qual é a função que esse local ocupa dentro da comunidade? O que a clínica precisa desempenhar? Quais os princípios básicos da clínica? Essas definições são essenciais para que o gestor tenha uma direção para nortear as suas decisões.

2 – Condições de trabalho

As pessoas que trabalham nessa clínica precisam estar bem, se sentirem bem e serem respeitadas. Só pessoas que estão confortáveis no local de trabalho poderão dar um bom atendimento aos pacientes que passarão por lá.

3 – Estruturas físicas

O gestor precisará cuidar de reformas, das instalações, de garantir que a aparelhagem está disponível e em condições de uso, entre outros. Além disso, terá que trabalhar para oferecer um mobiliário adequado ao desempenho das funções oferecidas pela clínica.

4 – Instrumentos

É necessário lembrar que se um exame específico é feito dentro da clínica, o equipamento precisará ser mantido e reparado. Para que isso possa ser feito com agilidade e para que possíveis panes nesses equipamentos não venham a atrapalhar o desempenho dos profissionais e as necessidades dos pacientes. É importante que o gestor conte com uma equipe que possa prestar serviço de manutenção quando necessário.

5 – Materiais de uso diário

Os suprimentos devem ser adquiridos da melhor forma, garantindo a qualidade e o bom preço, para que a manutenção da clínica seja viável.

6 – Fluxo de caixa

Um gestor de uma clínica precisa estar seguro dos dados e das necessidades para que possa agir da melhor maneira. Para isso, a organização dos dados diários se faz necessária. Não apenas da entrada e saída de pacientes, mas do estoque de materiais. É necessário saber quanto gastou, quanto ganhou, qual o lucro, a margem para se realizar novos investimentos, entre outros.

7 – Gestão de pessoas

Um gestor precisará saber lidar com os mais diversos tipos de pessoas, das mais diferentes áreas de atuação. Para isso, a realização de reuniões com a equipe e, sempre que necessário, de treinamentos específicos para aperfeiçoamento do atendimento, devem ser feitas eventualmente. O gestor precisa estar preparado para trabalhar isso de maneira que as pessoas se sintam a vontade e de que o atendimento padrão se torne eficiente e agradável para os clientes.

Uma ótima opção para gerenciar uma clínica médica é optar por uma assessoria especializada em administração. Procure um consultor para que este trabalho seja feito com eficácia e perfeição. Até mais!