home

Blog

Mãos de uma pessoa, que está fazendo um planejamento de gestão em saúde no computador, com um relógio no pulso.
Gestão de Clínicas

Conheça o poder da Gestão em Saúde 

O termo “Gestão em saúde” se refere ao conjunto de técnicas, atitudes e processos aplicados a estruturas do mercado da saúde, a partir da união entre atendimento de qualidade e estratégias administrativas. 

Como sabemos, os desafios em uma clínica são diários e, por isso, organizá-la se torna fundamental para o sucesso. Neste artigo, falaremos sobre como funciona a gestão de clínicas e sua importância para o dia a dia. 

Gestão em saúde: como funciona

Gerir é o ato de administrar recursos para alcançar objetivos. Portanto, refere-se à capacidade de direcionar pessoas, categorizar e controlar os processos da clínica, para otimizar os resultados e aumentar a eficiência do trabalho.

Ao contrário do que muitos pensam, o conhecimento de Gestão em Saúde não é e não deve ser restrito aos administradores. Hoje em dia, no atual mercado, é muito importante que médicos busquem dominar os processos de sua área.

Neste caso, em primeiro lugar, o médico precisa desenvolver-se em competências como liderança, estratégias de crescimento, negociação, etc Quanto às práticas ligadas à Gestão Clínica, algumas das principais, são:

  • Planejamento, para criar um caminho em busca da visão organizacional;
  • Estudos sobre o viabilidade de projetos, considerando investimentos, custos e projeções de retorno;
  • Uso de indicadores para mensurar dados;
  • Manutenção e adequação da infraestrutura do espaço físico;
  • Gestão de equipe e contratação;
  • Definição estratégica da tabela de preços;
  • Estruturação das etapas de venda e técnicas de negociação;
  • Melhoria da comunicação interna e externa; 
  • Controle e relatórios gerenciais;

E quais são os benefícios?

Considerando a alta competitividade do mercado de saúde, o gerenciamento, sem dúvidas, é o caminho para quem deseja se destacar. Reunimos aqui, os principais motivos pelos quais você deve implementar uma gestão eficiente em sua clínica o quanto antes:

Aumento da autonomia

Quando você tem domínio das funções gerenciais, você lidera e analisa melhor os resultados, o que o torna um médico com competências estratégicas mais desenvolvidas, em busca do crescimento. A partir de relatórios e visão apurada, você terá instrumentos para reconhecer problemas internos e solucioná-los. Consequentemente, haverá mais liberdade, autonomia e dinamicidade no processo de decisões.  

Melhora do Rendimento

Criar fluxos de trabalho com tarefas padronizadas aumentam sua produtividade e, também, a de toda a equipe. Afinal, quando existe clareza quanto a todas as ações que devem ser executadas, a agilidade é naturalmente influenciada.

Além disso, como mencionamos, é ideal que você desenvolva o seu papel de liderança, o que aumentará ainda mais a produtividade da sua equipe. Um líder inspira, motiva e direciona todo o time, o que os levará para caminhar rumo a um propósito comum.

Aumento das taxas de conversão e captação

Na Gestão Médica, também serão definidos protocolos de atendimento, os quais devem ser seguidos pelos responsáveis de cada etapa, para o acompanhamento do paciente. 

O paciente amparado e bem cuidado tende a retornar e, inclusive, indicar os serviços que utilizou. Consequentemente, você terá maior taxa de conversão (o “sim” do paciente) e, ainda, uma maior taxa de captação (novos pacientes). 

Otimização do tempo

No ponto de vista da Gestão Clínica, sem dúvidas, tempo é dinheiro. Quando existe uma padronização de processos, é muito mais fácil encontrar os erros e, principalmente, detectar de onde vieram. 

Revisar cada etapa do trabalho ajuda a identificar rapidamente o que precisa melhorar. Assim, você não perderá horas questionando o que está causando um resultado ruim, porque haverão ferramentas para mostrar a resposta.

Aumento da lucratividade

Quando se tem uma visão mais detalhada da situação na qual o empreendimento se encontra, é possível enxergar os desperdícios e traçar um planejamento que tenha a finalidade de enxugar os gastos e deixá-los proporcionais à real demanda. 

Assim, não haverá excessos, nem desperdícios, o que, naturalmente, aumenta a lucratividade. Neste caso, é interessante que, com o aumento do lucro, você pode, ainda, investir em melhorias para a clínica, estruturando um plano de ação.

Menos riscos para a sustentabilidade da clínica

Unindo todos os benefícios que já citamos acima, fica fácil entender a razão deste último. Equipe motivada, aumento da lucratividade, melhora na taxa de captação e conversão, otimização de tempo e autonomia na tomada de decisão são como uma receita para qualquer empreendimento bem sucedido. 

Conte com a experiência de quem é autoridade em Gestão em Saúde!

A Seven Gestão é pioneira em consultoria na área de saúde. Silvane Castro, fundadora e CEO da empresa, tem mais de 20 anos de experiência no mercado, já impactou mais de 10.000 profissionais e é criadora da Escola de Gestão Aplicada – a maior comunidade de médicos gestores do Brasil.

Além de consultorias individualizadas, a Seven Gestão oferece cursos e treinamentos de excelência para Médicos, Gestores e Clínicas de todo o Brasil. 

Para falar conosco, você pode preencher o formulário ou entrar em contato via WhatsApp.

compartilhar:

Notícias relacionadas

Assine nossa newsletter