Gestão Comercial;

Inteligência comercial para clínicas médicas: um caminho para o crescimento

Investir na gestão comercial, ou seja, marketing e vendas, além de não ferir nenhum valor ético, é fundamental para a sobrevivência e crescimento sustentável do negócio. Por isso, vamos explicar sobre inteligência comercial no contexto de clínicas médicas. 

O que é inteligência comercial? 

Inteligência comercial é o processo de coleta, análise e utilização de dados e informações estratégicas para melhorar as decisões de marketing e vendas em um negócio.  

Em uma clínica médica, essa prática envolve compreender o mercado, concorrentes, perfil dos pacientes e tendências para direcionar estratégias mais eficazes. A inteligência comercial transforma dados brutos em insights que ajudam a identificar oportunidades de crescimento, melhorar o atendimento e aumentar a eficiência operacional. 

Importância da inteligência comercial para clínicas médicas 

Veja alguns benefícios da inteligência comercial para clínicas médicas que você pode desfrutar ao aderir a essa prática:  

Decisões baseadas em dados 

Por meio da análise de dados armazenados em sistemas de relacionamento com o cliente, a clínica pode tomar decisões embasadas para diversas áreas do negócio. Dessa forma, reduz os riscos de estratégias mal direcionadas e aumenta a probabilidade de sucesso em suas iniciativas. 

Personalização do atendimento 

A análise do perfil dos pacientes possibilita à clínica oferecer serviços mais alinhados às suas necessidades e preferências, o que, por consequência, aumenta a satisfação, lealdade e indicações. Um exemplo prático disso se reflete em melhorias na jornada do paciente.  

Eficiência operacional  

Ao entender melhor os fluxos de pacientes e os serviços mais demandados, a clínica pode otimizar a alocação de recursos, reduzir custos e aumentar os lucros oferecendo novas soluções. Isso impacta diretamente nos resultados financeiros do negócio. 

Assertividade para estratégias de marketing 

A inteligência comercial ajuda a clínica a segmentar melhor seu público-alvo, criar campanhas mais eficazes e medir o retorno sobre o investimento em marketing. Desse modo, você consegue posicionar sua clínica de maneira alinhada a seus objetivos, inclusive de precificação dos serviços médicos. 

Introduzindo o conceito de growth para clínicas médicas 

Os caminhos da inteligência comercial e growth se cruzam porque uma coisa leva à outra. Uma vez adotada a cultura de coletar, analisar e tomar decisões baseadas em dados, naturalmente a clínica vai se direcionar ao crescimento.  

Além do crescimento tradicional de um negócio, growth envolve estratégias orientadas por dados focadas em identificar e otimizar oportunidades para expandir a empresa de forma rápida e sustentável. No contexto de uma clínica médica, growth significa atrair mais pacientes, melhorar a experiência deles, aumentar a eficiência operacional e garantir a retenção e a fidelização. 

Implementar estratégias de growth na sua clínica é importante por diversas razões. Entre elas, aumentar sua capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, inovar na prestação de serviços e garantir que cada ação contribua diretamente para o crescimento sustentável do negócio. Trata-se de uma rota para se estabelecer como referência. 

Você conhece funil de marketing? 

Uma das principais ferramentas utilizadas em growth é o funil de marketing, que mapeia a jornada do paciente do primeiro contato com a clínica à conversão e fidelização. Pode-se dividir esse funil em 3 principais etapas, atração, conversão e retenção, as quais se subdividem conforme a profundidade da estratégia e ações. 

Atração 

Nesta fase, o objetivo é atrair novos pacientes para a clínica. Em mídias digitais, isso pode ser feito por meio de campanhas de marketing direcionadas, como anúncios no Google ou redes sociais, otimização para motores de busca (SEO) e conteúdo relevante no blog da clínica.  

Por exemplo, ao publicar um post otimizado sobre “tratamentos para dores lombares”, a clínica atrai pacientes que buscam esse tipo de serviço. É o topo do funil, porque, além de possivelmente ser o primeiro contato com a clínica, entrega informações básicas. Aqui o paciente ainda está descobrindo sobre o problema que deseja resolver. 

Conversão 

Após atrair potenciais pacientes, o foco passa a ser convertê-los em consultas ou agendamentos. Pode-se fazer isso por diversos meios, como landing pages, formulários de contato simplificados e campanhas de remarketing que lembrem o paciente de agendar uma consulta.  

Exemplo: após a leitura do post sobre dores lombares, o visitante é direcionado a uma página com mais informações e um formulário para agendar avaliação com um especialista da clínica. 

Retenção 

A última etapa do funil foca em manter os pacientes atuais engajados e satisfeitos, incentivando consultas recorrentes e a recomendação da clínica para outras pessoas. Aqui, as ações podem incluir o envio de e-mails de acompanhamento, programas de fidelidade, e presença ativa nas redes sociais para manter a clínica na mente dos pacientes. Um exemplo seria enviar um e-mail personalizado um mês após a consulta, oferecendo um desconto em um check-up ou promovendo um novo serviço. 

Atendimento e vendas alinhados 

Partindo dos princípios da inteligência comercial aplicada a clínicas médicas, você pode observar o peso que o atendimento da secretária tem sobre as vendas. Afinal, de uma forma ou de outra, ela negocia com o potencial paciente sobre o agendamento da consulta, isto é, a porta de entrada para a futura fidelização.  

Dito isso, a maneira como a secretária se comunica pode ser determinante para as vendas da clínica. É por esse motivo que criamos o curso “Secretária TEN (Treinamento de Excelência em Negociação), o qual ensina como: 

  • Encantar o paciente 
  • Negociar melhor 
  • Agregar valor aos serviços oferecidos 
  • Acolher o paciente 
  • Escutar ativamente 
  • Converter as ligações e mensagens 
  • Atuar com autonomia e desenvoltura 

Neste post sobre inteligência comercial para clínicas médicas, explicamos a importância de tomar decisões baseadas em dados e apresentamos o conceito de growth. O primeiro passo para colocar seu conhecimento em prática pode ser a realização desse curso pela sua secretária, dado o altíssimo potencial para aumentar a suas vendas.  

Então confira mais informações sobre o treinamento Secretária Ten e considere aplicá-lo para a sua equipe gerar mais resultados!  

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